Marcelo Alexandre

Developer

Como Um Tomate Pode Melhorar Sua Produtividade?

| Comments

Como programador algumas das minhas preocupações estão relacionadas a produtividade e a eficiência. Em certos momentos eu me pergunto: como posso fazer mais em menos tempo e com a melhor qualidade possível? Em busca de uma resposta para essa pergunta me deparei com uma técnica que venho tentando aplicar no meu dia a dia, e gostaria de compartilhar minhas opiniões sobre ela com vocês.

O tomate “mágico”

Na década de 80 um estudante italiano chamado Francesco Cirillo estava tendo alguns problemas no tempo em que passava com os livros em sua universidade. Mas o que talvez nem mesmo ele imaginasse era que um utensilio doméstico poderia mudar isso. Olhando para um timer de cozinha em formato de tomate ele teve uma ideia e resolveu colocá-la a prova durante seus estudos.

Essa ideia acabou se tornando uma técnica de gerenciamento de tempo bastante conhecida hoje como Pomodoro Technique ou apenas Pomodoro, que consiste em alguns hábitos simples que prometem melhorar sua produtividade.

Mantenha uma lista de tarefas

Um dos hábitos incentivados pelo Pomodoro é o de manter uma lista de tarefas organizada por prioridade. O “truque” da lista de tarefas é que ela libera “processamento” do seu cérebro para melhor realizar as tarefas, ao invés de ficar tentando memorizar tudo que você precisa fazer.

A técnica recomenda que você use as ferramentas mais simples possíveis para manter sua lista, ou seja, papel e caneta. Mas eu particularmente gosto de utilizar um software chamado Wunderlist. Fique a vontade para utilizar a ferramenta que funcione melhor para você.

Trabalhando duro mas sem sobrecarga

Outro hábito que a técnica tenta melhorar está relacionado a não nos sobrecarregarmos. Nosso cérebro normalmente perde eficiência ao realizar uma mesma tarefa por longos períodos de tempo. Quem nunca teve um aha moment quando fez uma pausa para ir ao banheiro após um longo período tentando resolver um problema? Seu cérebro só precisava de uma pausa para achar a melhor solução. Para evitar essa sobrecarga o Pomodoro incentiva o gerenciamento do tempo de maneira que você alterne entre trabalhar duro em uma tarefa e relaxar o cérebro antes de exigi-lo novamente.

Você deve utilizar alguma ferramenta para marcar o tempo, novamente a técnica recomenda usar algo simples como um timer de cozinha em formato de tomate por exemplo (ok, não precisa ser em formato de tomate). Mas você pode utilizar algum software para isso, eu tenho utilizado o Moosti em minhas sessões.

Depois de escolhida a ferramenta, pegue uma tarefa da sua lista, marque 25 minutos no seu timer e trabalhe apenas nela (sem interrupções) durante esse tempo, quando chegar ao fim do Pomodoro marque a tarefa como concluída caso a tenha terminado, não se preocupe caso não tenha terminado em apenas um Pomodoro, você pode continuar a tarefa no próximo, mas tente dividir tarefas grandes em tarefas menores na próxima vez que for organizar sua lista.

Depois de trabalhar duro é hora de descansar seu cérebro, marque 5 minutos no timer e relaxe, você está livre para fazer qualquer coisa não relacionada a sua tarefa nesse tempo. Ao completar uma sessão de 4 Pomodoros de 25 minutos você pode tirar uma folga maior de 15 minutos antes de começar uma nova sessão.

Só produtividade é pouco, eu quero mais

Se você não ficou satisfeito apenas com a promessa de melhor produtividade e eficiência que o Pomodoro pode te beneficiar, saiba que como bônus você ainda pode ser tornar mais saudável.

Como? Basta que ao invés de ficar sentando acessando seu Facebook nos intervalos dos seus Pomodoros, você levante um pouco, vá até a cozinha pegar um café, faça algum alongamento, ficar sentando é uma dar piores posições para o ser humano. Acredite, não é da nossa natureza passar o dia sentado em frente a um computador.

Outro beneficio que o Pomodoro pode te trazer é o da satisfação e do bem estar consigo mesmo. A cada tarefa que você consegue finalizar o cérebro libera endorfina, produzindo uma sensação de calma e alegria em nosso corpo.

That’s it

A técnica possui algumas outras “regras”, se você se interessou pode encontrar mais informações no site e no livro oficial do Pomodoro Technique. Os pontos que abordei são os mais importantes para mim e acredito que você não precise seguir tudo que está no livro oficial ao pé da letra, adapte a técnica para um jeito que vá funcionar para você, se você acha que consegue se manter focado por mais que 25 minutos, aumente o tempo dos seus Pomodoros, não fique preso a regras em um livro.

Experimente, talvez essa técnica não sirva para você, mas o ato de experimentar algo novo pode ser o suficiente para descobrir algo sobre você que te ajude melhorar.

Espero que este post possa ser útil de alguma maneira para vocês, fiquem a vontade para comentar sobre o post e sobre suas experiências com a técnica.

Comments